Nossa Escola se divide em diferentes vertentes de estudo, seguindo os preceitos dos antigos Daimyo e Ryu no Japão.
O Bujutsu não é uma arte marcial em si e sim a denominação do conjunto de artes marciais praticadas pelos antigos Samurai 侍.
O termo Bujutsu é composto por dois ideogramas, 武=Bu, que significa Marcial e 術= Jutsu, que significa arte ou técnica.
Simplesmente, Arte Marcial.
As escolas são conhecidas como 流=Ryu e em cada uma, um tipo de treinamento é mais enfatizado, sendo que em algumas busca-se a excelência em espada, em outras no combate corpo-a-corpo, em outras, lança, arco e flecha e assim por diante.
Atualmente, o Bujutsu é levado em diante principalmente por alunos brasileiros que herdaram estes estilos e alguns descendentes destes sensei que mantêm vivos o rigor, a beleza e a disciplina da arte Samurai 侍.
As principais vertentes são:
- Bujutsu 武術 – A Arte Marcial em si, tem a ver com toda a sorte de treinamentos com armas e combate corporal, podendo ser com ou ser Yoroi (armadura);
- Hyohō ou Heihō 兵法 – A Estratégia. Esta é parte fundamental de nossa escola, pois sem os conceitos práticos e filosóficos de estratégia. Dificilmente um Samurai teria qualquer avanço significativo nas artes corporais sem o apropriado treinamento de estratégia;
- Bunbu Ryodō 文武両道 “O Caminho da Pena e da Espada”’- É um termo usado para descrever o processo que sucedeu o período de Guerras (Sengoku Jidai – 戦国時代) no Japão, quando os Samurai tinham mais tempo para o aprimoramento pessoal, se valendo agora da melhora constante tanto nas “Artes Marciais” quanto nas “Artes Humanas”. Inicialmente focado na literatura, se expandiu para artes como escrita (Shodō ou Shūji – 書道, 習字), pintura (Sumi-e – 墨絵); cerimônia do chá (Chado ou ChanoYu – 茶道, 茶の湯), Dança Militar (Kenbu – 剣武) e artes interpretativas e teatro (Noh – 能).