Samurai – 侍 era um termo para a nobreza militar da pré-industrial do Japão, que serviam e defendiam os Daimyō 大名 (senhores feudais).
A palavra “samurai” é derivada do japonês arcaico, do verbo “samorau”, alterado para “saburau”, que significa “servir” ou “aquele que serve”.
Entre os séculos XII e XIV que ganharam grande importância e prestigio na sociedade, e seguiam um código chamado Bushidō 武士道 de conduta e ética muito rígido, onde a Katana 刀 (espada) não é simplesmente uma arma, era a alma e o símbolo máximo dos Samurai.
Seu preparo ocorria desde a infância, com o Kodomo Shido Geiko 子供指導稽古.
Após anos de treinamento rigoroso, ganhava um nome de adulto e tornavam-se de fato Samurai.
日本刀
A katana 刀 e o wakizashi 脇差 eram carregados juntos (Daishō (大小 – “grande e pequeno”) e significavam a “honra” de um samurai e quase uma extensão de si mesmos, sendo que a partir do século 17, não porta-las era crime passível de pena de morte.
Incrivelmente, a arma inicial dos Samurai foi o YumiYa 弓箭, Arco e Flecha e continuou a ser uma importante parte da alma dos guerreiros, até sua extinção como classe, após o período Satsuma no séc. XIX.
Os Samurai eram guerreiros altamente treinados por essência e suas práticas não se restringiam à Espada, mas uma sorte de combates corporais, diversas armas e estratégias, que foram a base para praticamente todas as artes marciais modernas praticadas no Japão, com exceção ao Karate.