Vitor Hugo Soares de Melo Senpai iniciou o caminho marcial em 2004, em Shinto-Ryu Shinken Bujustu Tsukimoto-Ha, sob a orientação dos sensei “Suinembo Fu” Marcelo Haafeld e “Sukemasa Shojobo” Adriano Pereira. Também no mesmo dojo iniciou o Shibu e Kenbu incluindo a orientação, além destes sensei, da Shoetsu Kato Sensei.
Em 2005 ampliou o seu desenvolvimento no caminho marcial com o Taekwondo, sob orientação do mestre Claudio Rodrigues, progredindo até a faixa azul (4o Gub).
Em 2008 participou do 49o Jogos Regionais em Caraguatatuba SP).
Neste evento foi realizada a Copa América de Taekwond e participou na categoria Poomse para faixa azul, concluindo como o segundo colocado.
No mesmo evento participou do Curso Internacional de Capacitação e Qualificação dos Instrutores e Mestres.
Em 2008 participou dos eventos em celebração do Centenário da Imigração Japonesa, no Anhembi (SP), no qual foi apresentado Shibu e Kenbu.
Em agradecimento, foi encaminhado a todos do estilo que participaram no evento um shodo 書道, pela Yufu Matsunaga Soke (松永宗家) do Shoko Ryu (こう流).
Em 2010, na graduação como 4º dan em Kenshibu Shokoryu, recebeu o título de Shogô (祥悟); em 2015 foi graduado com o 6º dan neste estilo.
Em 2015 foi graduado com o 1o dan em Iaido (Zen Nihon Kendo Renmei Seitei Iaido) pela Confederação Brasileira de Kendo (CBK).
Em 2016 participou do 1o Seminário Internacional de Iaido e Jodo, realizado pela Confederação Latino-Americana de Kendo (CLAK) em conjunto à Confederação Brasileira de Kendo (CBK).
Em 2022 recebeu o título de Denshō sha (guardião dos ensinamentos, 伝書人) do Shinto-Ryu Shinken Bujustu Tsukimoto-Ha.
Em 2023 foi graduado 1º dan em Gekiken Kenjutsu pela Federação Internacional de Gekiken e Artes Marciais (FIGAM)
Em 2023 recebe o grau de Shoden (iniciação) em Shinto-Ryu Shinken Bujustu Tsukimoto-Ha.